domingo, 19 de outubro de 2014

Curiosidades Xica da Silva

  • A novela causou muita polêmica na época por exibir Taís Araujo seminua com apenas 17 anos. A vara da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro notificou publicamente a Rede Manchete além de protestos de setores da sociedade pedindo para retirada da novela do ar.
  • Taís Araújo estava prestes a fazer 18 anos quando começou a fazer a novela, sendo a primeira protagonista de sua carreira. Sua segunda protagonista foi em Da Cor do Pecado quando tinha 24 anos e sua terceira protagonista foi em Viver a Vida, aos 31 anos. Também viveu uma das protagonistas de Cheias de Charme em 2012 aos 33 anos.
  • Xica da Silva levou a Rede Manchete de volta ao segundo lugar na audiência geral da televisão brasileira, depois de alguns anos em crise. Mais uma vez a arma utilizada foi o erotismo e a forte retratação histórica. Para tanto a emissora investiu em torno de 6 milhões de dólares na produção. A novela contou com cerca de 150 figurantes e uma equipe de cerca de 70 profissionais entre câmeras, técnicos, cenógrafos e pessoal de apoio.
  • Com primorosa e caprichada direção de Avancini, Xica da Silva foi uma novela empolgante, forte, sensual, realista, e não poupou em cenas de violência explícita. São inúmeras as sequências de assassinatos, execuções, estupros e até torturas. Um dos fortes momentos da novela aparece quando Maria, mãe de Xica, é morta tendo seus braços e pernas amarrados a quatro cavalos que, assustados por um tiro, correm em direções contrárias, esquartejando o corpo da negra em praça pública. Além dessa, as cenas que envolviam as bruxarias de Benvinda e Violante não economizaram em tecnologia e realismo.
  • As cenas de nudez ganharam destaque na trama. Adriane Galisteu foi quem mais apareceu nesta condição. Taís Araújo, por sua vez, não tinha idade para aparecer nua. A atriz era menor de idade, e por isso, quando ela fez 18 anos, Avancini comemorou. Uma semana depois do seu aniversário e depois de mais de 50 capítulos de espera, a atriz apareceu nua no capítulo do dia 2 de dezembro de 1996. A expectativa foi tanta que foi produzida uma chamada especial onde o locutor da emissora, Eloy Decarlo, dizia: "no calor do verão, Xica da Silva faz 18 anos". O assunto foi, inclusive, capa da Revista Manchete.
  • Destacou-se na novela a atriz Drica Moraes ao interpretar a vilã Violante, um papel marcante e um dos melhores de sua carreira.
  • O ator Alexandre Lippiani, que vivia o Padre Eurico, faleceu em desastre de automóvel em maio de 1997, antes do final das gravações faltando duas semanas para o final. Ele era dublador de filmes, principalmente do seriado "As Novas Aventuras do Super-homem", onde colocava a sua voz em Clark Kent.
  • Em 2005, o SBT causou uma grande surpresa no mercado televisivo brasileiro ao anunciar que adquiriu os direitos de exibição da novela; estreou a reprise em 28 de março, indo até 9 de dezembro do mesmo ano, às 22h. A trilha sonora da abertura da novela não era como na Rede Manchete com o tema Xica Rainha da Bloch Som e Imagem. O sucesso da reprise de Xica da Silva, que triplicou a audiência da emissora de Sílvio Santos recolocando-a na vice-liderança no horário, levou a Rede Bandeirantes a comprar os direitos de exibição de outra novela da Rede Manchete, Mandacaru, e reprisá-la no mesmo horário em 2006.
  • O cantor Kiko Zambianchi e os atores Eduardo Conde, Rômulo Arantes e Cássia Linhares não participaram da novela, embora tenham seus nomes citados pela divulgação, na época.
  • O ator Marco Polo gravou os primeiros capítulos no papel de Zé Maria, inclusive aparecendo nas chamadas, mas desistiu do trabalho e foi substituído por Guilherme Piva, que fazia o papel de um "Dragão".
  • Taís Araújo se consagrou como a personagem título da novela, mesmo com as cenas em que aparecia nua e o sucesso de seu trabalho acabou levando a atriz para a Rede Globo.
  • Giovanna Antonelli processou o SBT por ter exibido a novela em 2005 sem a sua autorização. A atriz perdeu em segunda instância, tendo direito apenas a receber os direitos conexos (cerca de 10%).
  • Na abertura original da novela, exibida na extinta Rede Manchete, foram utilizadas fotos da igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto. As pinturas da igreja foram fotografadas e retocadas e animadas e deram origem a abertura que escandalizou os espectadores, pois nela, Xica é colocada no lugar de Nossa Senhora da Conceição que enfeitava a cúpula da igreja barroca. No final da abertura, um anjo tenta arrancar a roupa de Xica vestida de Nossa Senhora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário