sábado, 8 de novembro de 2014

Versão original Rubi

Em 2010 em parceria com a Televisa, o canal Filipino "ABS-CBN" estreou uma versão local da novela também chamada "Rubi". A novela estreou no dia 15 de fevereiro de 2010, em comemoração dos "60 Years of Pinoy Soap Opera" (60 anos das telenovelas Filipinas). Esta versão é protagonizada pela atriz Angelica Panganiban. O canal já havia adaptado outros sucessos latinos como Betty, a feia, Lalola, Rosalinda, Marimar, entre outras, e por conta do grande sucesso da versão original que também foi exibida no país, eles resolveram adaptar a novela a realidade local. Apesar de ser fiel a história original, como por exemplo a maioria dos nomes permanecem os mesmos e até a música de abertura também permaneceu a mesma ("La Descarada"), a novela também modificou grandes coisas. Na história Sylvana Velasco-dela Fuente é esposa de Arturo dela Fuente (Artur) e não pode ter filhos, por isso ela seu marido brigam constantemente, até que quando o casamento vai mal, Arturo conhece uma garota de programa chamada Rosanna (Refugio/Rosário - A mãe de Rubí - que trabalha com isso porque se vê obrigada a sustentar sua irmãzinha pequena Cristina - que nesta versão é tia de Rubí), eles tem um caso e ela engravida (de Rubi) e então ao saber da verdade, ele a abandona e volta para mulher. Rosanna vai para a cadeia, e lá da a luz a sua filha. Logo quando nasce, Rossana percebe que sua filha tem uma marca de nascença nas costas que parece muito com uma pedra preciosa (um Rubi), mas como não podia ficar com ela, Rossana se ve obrigada a por a filha para adoção. Artur e sua esposa (que não sabe da verdade) por coincidência adotam a menina e lhe dão o nome de Theresa, dando a ela todo o amor, luxo e carinho necessário. Enquanto esta na cadeia, Rossana conhece um policial, pelo qual se apaixona e que a ajuda em tudo. Assim que faz 5 anos, uma mulher decide sequestrar Theresa (Rubi) e a leva para uma outra cidade, mas ao chegar na cidade a mulher é maltratada pelo marido, assim como Theresa, então a mulher decide mandar Theresa de volta para a cidade onde a sequestrou, colocando-a dentro de um ónibus. Ao chegar la Theresa se vê sozinha e sem ninguém e é obrigada a morar na rua, pedindo esmolas e sendo maltratada por outras crianças de rua, até que um dia Rossana (que neste tempo já saiu da cadeia) a encontra por acidente e pela marca de nascença descobre que aquela é sua verdadeira filha, ela leva a filha para uma parte longe da cidade, muda seu nome para Vivian Perez e também da outro nome a sua filha: Rubi Perez (por causa de sua marca de nascença), e junto com Cristina resolve refazer a vida, agora trabalhando honestamente e tendo um relacionamento sério com o policial.
Tristes e arrasados, Artur e Sylvanna decidem adotar outra criança, é quando conhecem uma outra menina que acabou de perder os pais num terrivel acidente de carro, e além do mais por conta do acidente ela ficou com um grave problema na perna tendo que usar um aparelho para caminhar.Eles então decidem adota-la, chamando-a de Maribel e contratam Pancha (Magda/Nana) para ser sua baba.
Quando cresce, Rubi se torna uma linda mulher, mas ambiciosa ao extremo. Outra diferença na história é que Elisa e Genaro não são os padrinhos, mais sim os pais de Hector (Heitor), e é Elisa que inicialmente implica com Maribel (Na original é Genaro), primeiro por ela ser adotada e segundo pelo problema que tem na perna. A novela também mostra como Rubi e Maribel se conheceram e se tornaram amigas: Assim que entra na universidade, Rubi vê Maribel sendo maltratada por outras alunas por ser manca, quando Maribel deixa cair sua carteira, Rubi descobre que ela tem muito dinheiro, e decide defende-la, tornando-se amiga dela (por conveniência). Rubi a defende e as duas passam a ser melhores amigas. Outra coisa é que Rubi se lembra vagamente da vida que levou na rua e também da vida de luxo que teve quando pequena (apesar de não se lembrar que Artur e Sylvanna foram seus pais adotivos, e nem eles também se lembrarem diso) e por isso é inconformada com a concorda situação pobre em que vive.
O personagem Loreto (Toledo - com direito a cachorrinho de colo como na versão original) entra na história muito mais cedo, e é um dos confidentes de Rubi. Ele é a pessoa que mais a incentiva roubar o noivo da amiga, sendo mais irónico e até um pouco mais malvado, sempre arquitetando planos com Rubi para conquistar Héctor. Rubi também não se casa virgem como na versão mexicana, ela se entrega a Alejandro um pouco antes de terminar de vez com ele, em uma linda noite com direito a luz das estrelas.
A implicância que Magda tinha com Rubi na versão original, passa a ser de Sylvanna só que muito maior, já que ela percebe rapidamente as intenções de Rubi e passa a odiá-la, proibindo Rubi de se aproximar de Maribel e também de Artur (ela descobre um pouco da verdade).
Outro ponto é que ao mesmo tempo em que "usa" mais Maribel, Rubi desenvolve realmente maiores afeições por ela se comparado a versão original, um exemplo disso é que ela chora(de verdade) ao ver a amiga cair na igreja sendo abandonada e humilhada por Hector (Uma das melhores cenas da novela), mas pouco tempo depois lá está Rubi aos beijos com Hector sendo pedida em casamento por ele, e é claro que ela aceita. Nesta versão Rubi em um final com a mesma deficiência (tem a perna amputada) devido a um acidente, porem ela se da conta que o dinheiro não traz felicidade e volta para a vila e se torna uma pessoa boa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário