sábado, 6 de dezembro de 2014

Há 7 anos falecia Helena Samara, a inesquecível dubladora da Dona Clotilde




Helena dublando  seu trabalho sempre será admirado pelos fãs


Helena nasceu no dia 19 de julho de 1933 em Belo Horizonte e desde jovem tinha vocação para a TV, especialmente para a dublagem. Afinal, quem nunca ouviu a sua inesquecível voz em cada trabalho que ela fez? Helena fez seus trabalhos com grande carinho e um carisma que não lhe cabia no peito, especialmente ao se tratar de Dona Clotilde.
Ela começou a sua carreira de dublagem em 1972, ainda na antiga AIC, dublando vários personagens, em especial a Vilma, de “Os Flintstones” e várias vovós de desenhos animados e filmes.
Mas o trabalho que mais marcou a sua carreira foi, sem dúvida, nos estúdios MAGA, dublando a sensacional Dona Clotilde e os personagens de Angelines Fernandez. Helena nunca mais parou de dar vida para a personagem em sua versão brasileira. No total entre episódios inéditos e redublagens ela chegou a dublar mais de mil episódios dos seriados da linha “Chespirito” no Brasil, onde dava voz para todas as participações da atriz Angelines Fernandes, intérprete da Bruxa e de tantos outros personagens em seriados como “Chapolin”, “Chompiras” e “Pancada” nos estúdios Gota Mágica, BKS, Gábia e na Herbert Richers com o desenho.
“Eu amo todos os personagens que dublei. As vovós de ‘Dragon Ball’ e ‘Arnold’ são muito queridas, mas tem a Dona Clotilde né? Sempre a Dona Clotilde. Como esquecer aquela bruxa e seu amor pelo Madruguinha?”.
Helena morreu em 8 de novembro de 2007, aos 74 anos de idade, por falência múltipla dos órgãos. Mas para nós fãs ficará agora a lembrança de Helena como uma figura excepcional na dublagem. Ela que amava o seu trabalho, esbanjava bastante emoção e carisma ao tratar de seus personagens e tratava todos com muito carinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário