quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Erros de pesquisas do Ibope nas Eleições geram revolta e deboche nas TVs

                                              Erros de pesquisas do Ibope nas Eleições geram revolta e deboche nas TVs
No último domingo (05), como se sabe, aconteceram as eleicões que escolheram novos deputados, senadores, governadores, além do primeiro turno para presidente da República.

Porém, dentro das emissoras de televisão, o que mais repercute não são os resultados, e sim os erros nas pesquisas de intenção de voto dos institutos, principalmente do Ibope.

Segundo informações do NaTelinha, o tema está sendo tratado com revolta e deboche. O principal argumento é o seguinte: se eles erram com tamanha grosseria nas eleições, como podem estar certos na audiência da televisão?

A reclamação acontece principalmente no SBT e na Band. Profissionais da Globo, que já disseram ter ampla confiança no trabalho do instituto, também estão começando a questionar os números, por conta dos erros mais acentuados desta eleição. Há quem defenda matérias questionando os métodos da empresa nos principais jornais da emissora.
Nesta segunda (06), nas entrelinhas, uma matéria do "Jornal Nacional" criticou o resultado diferente das eleições, quando se comparado com as pesquisas. Em baixa nos números, o "CQC", da Band, também fez piada com a diferença do resultado em vários estados, no programa exibido na noite de ontem.

O exemplos mais citados são as pesquisas do dia anterior da Bahia e do Rio Grande do Sul. No primeiro estado, o candidato Rui Costa (PT) estava nove pontos atrás de Paulo Souto (DEM) na pesquisa de sábado (04). Já no resultado final, ele venceu em primeiro turno.

E no RS, José Ivo Sartori estava na terceira colocação nas intenções de voto. No fim, acabou indo para o segundo turno em primeiro lugar, com 40% das intenções de voto, sendo o grande favorito para vencer o governo do estado.

Por fim, há um certo alívio, principalmente nos canais menores, por conta da chegada do GFK ao Brasil. Dentre as novidades, o instituo alemão deverá implantar o real-time na TV paga.

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