As novelas brasileiras são as melhores do mundo e nossas tramas são exportadas para cerca de 120 países. E isso não é de hoje.
Há tempos as novelas brasileiras fazem sucesso. A primeira delas foi produzida em 1951 e de lá para cá a televisão brasileira já exibiu mais de 800 novelas. O Brasil só perde para o México em número de produções. Em qualidade, porém, somos muito, muito melhores.
Críticas à parte, as novelas são sim um produto cultural bem brasileiro e, diga-se de passagem, muito bem sucedido. As novelas são responsáveis pelos maiores índices de audiência de nossa televisão. A “campeã” foi Roque Santeiro, novela exibida entre junho de 1985 e fevereiro de 1986 e que chegou a ter audiência média de 78%. Veja as novelas que selecionei confira:
Em termos de audiência, Caminho das Índias começou mal e terminou bem. Por volta da metade da novela já havia conquistado os telespectadores e teve uma média de 55 pontos.
Na trama, Maya é uma bela e jovem indiana que pertence a uma família bem tradicional. Maya conhece Bahuan, um dálit, que porém foi muito bem criado e vive nos Estados Unidos. Os dois se apaixonam, mas são inúmeras as dificuldades que encontram pelo caminho. Manu e Kochi, pais de Maya, arranjam para ela um marido, Raj Ananda, e Maya é obrigada a casar-se com ele.
A novela teve em seu elenco os atores Juliana Paes, Márcio Garcia, Rodrigo Lombardi, Christiane Torloni, Débora Bloch, Letícia Sabatella, Alexandre Borges, Humberto Martins, entre outros.
Em novembro de 2009 Caminho das Índias recebeu o Prêmio Emmy – o Oscar da televisão, como a melhor telenovela do ano.
Este foi mais um grande sucesso de Janete Clair. Aliás, Janete Clair foi quem salvou a Globo naquela ocasião. Em 1975, exatamente na noite em que Roque Santeiro faria sua estreia, a censura federal proibiu a sua exibição. A Globo colocou no ar então um compacto de Selva de Pedra, novela que já havia sido exibida em 1972 enquanto procurava um autor que ecrevesse às pressas uma nova novela.
novela Guerra dos Sexos foi escrita por Sílvio de Abreu e exibida entre junho de 1983 e janeiro de 1984 na Rede Globo.
A novela era comédia pura no maior estilo pastelão
– e todo mundo a adorou exatamente por isso. Na trama, Otávio e Charlote
(Charlô) eram primos e tiveram um romance na adolescência que, porém, não
vingou. Já na vida adulta os dois se odeiam.
Tieta foi produzida pela Rede Globo e exibida
entre 14 de agosto de 1989 e 31 de março de 1990. Escrita por Aguinaldo Silva,
Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares, a novela foi uma adaptação do romance
de Jorge Amado, Tieta do Agreste.
Inicialmente a novela não deveria ter sido gravada como uma novela e sim como uma minissérie. Betty Faria, porém, comprou os direitos da obra em 1988 e a vendeu para a Globo com a condição de que teria que ser a protagonista
Inicialmente a novela não deveria ter sido gravada como uma novela e sim como uma minissérie. Betty Faria, porém, comprou os direitos da obra em 1988 e a vendeu para a Globo com a condição de que teria que ser a protagonista
Nenhum comentário:
Postar um comentário