E mais um TV Brasileira Retrô está no ar... E hoje nós vamos relembrar o ano de 1999 o ano em que a Globo abriu o cofre e desfalcou a concorrência.
Conhecida por possuir os apresentadores e programas de TV mais estáveis dentre todas as emissoras, com algumas das principais atrações no ar há pelo menos 10 anos, a TV Globo, diferente do que muitos pensam, precisou abrir os cofres em 1999.
A emissora foi ao mercado e contratou em poucos meses aqueles que 15 anos depois viriam a ser nomes fortes na comunicação brasileira e figurar entre os principais produtos midiáticos do canal: Ana Maria Braga(Record), Luciano Huck (Band), Jô Soares (SBT) e Serginho Groisman (SBT).
O #TVB Retrô compilou manchetes de alguns dos principais sites e jornais daquela época sobre as contratações que agitaram o mercado televisivo.
Ana Maria Braga
A primeira contratada foi Ana Maria Braga, que deixou a TV Record em abril de 1999.
Segundo o “Diário do Grande ABC” publicou no dia 10 de abril daquele ano, a apresentadora do “Note e Anote” saiu do canal de Edir Macedo por “desentendimentos com o diretor de Programação da Rede Record de Televisão, José Paulo Valone”, e por isso “a própria imagem estava sendo desacreditada”.
Na publicação, o então diretor de Programação do SBT, Eduardo Lafon, assumiu o interesse em contratar a loira, que tinha compromisso com a Record até 2001. Enquanto isso, a TV Globo negou qualquer proposta ou negociação.
Em junho, o mesmo jornal anunciou que Ana Maria Braga, que nas tardes da Record era líder de audiência, assinou contrato com a TV Globo.
“Ana Maria chegou à sede da emissora, no Jardim Botânico, na zona sul, por volta do meio-dia. Veio de São Paulo acompanhada pelo marido, Carlos Madrulha, e os dois profissionais de sua antiga equipe da Record onde trabalhava, que irão com ela para a Globo: Nilton Veiga (que faz o Louro José) e a produtora Uda Mandu”, noticiou.
De acordo com a revista “IstoÉ”, em publicação naquele ano, Ana Maria Braga “chegava a faturar a estrondosa quantia de R$ 3 milhões mensais, o que representava cerca de 25% do faturamento da emissora”.
Confira a estreia de Ana Maria na Globo em 1999
Jô Soares
Depois de tirar da Record uma de suas maiores armas, foi a vez da Globo atacar sem dó o SBT, contratando duas de suas principais estrelas: Jô Soares e Serginho Groisman. Primeiro foi Jô, que, segundo publicado pela “Folha de S. Paulo” em junho de 1999, foi motivado pelos rumos que o SBT tomou.
“A estrutura jornalística e o tipo de programação da emissora foram os principais motivos que levaram o humorista-jornalista Jô Soares a trocar o SBT pela Rede Globo”, começa a reportagem, que segue: “A volta de Jô para a Globo teve, segundo ele, dois padrinhos: Roberto Irineu Marinho (vice-presidente executivo) e Evandro Carlos de Andrade (diretor de jornalismo), mas a negociação foi efetivada por Marluce Dias da Silva, diretora-geral da emissora. As negociações começaram no final do ano passado e que foram consolidadas em um encontro de Jô com Marluce, em Nova York, no mês passado (maio)”.
À publicação, o próprio Jô Soares falou sobre o assunto e explicou sua saída do SBT: “Quando fui para o SBT, a programação tinha Boris Casoy, Lillian Witte Fibe, dramaturgia e investimento em jornalismo. Hoje, isso mudou. Os rumos da programação são outros”.
“Segundo o humorista, toda a negociação foi feita com o conhecimento de Silvio Santos, dono do SBT. Durante os dois últimos meses, foram feitos os acertos finais do contrato. Em resposta ao tempo passado no SBT, Jô preparou uma carta de agradecimento a Silvio Santos”, concluiu a matéria.
A revista “IstoÉ”, no dia 9 de junho daquele ano, destacou o retorno de Jô Soares à Globo: “Numa estratégia para contornar a crise interna, a Rede Globo tira Jô Soares do SBT”.
Confira a Estreia de Jô na Globo:
Serginho Groisman
Setembro de 1999 foi mesmo bastante movimentado para os dois apresentadores que hoje têm espaço cativo na grade da emissora carioca. Depois de assegurar Jô e Ana Maria para a programação diária, a Globo queria turbinar seus sábados.
Primeiro foi em cima de Serginho Groisman, que comandava o badalado “Programa Livre”, no SBT. Depois, atacou Luciano Huck.
“Na segunda-feira passada, o empresário (Silvio Santos) se reuniu com o apresentador Serginho Groisman, do juvenil ‘Programa Livre’, e ofereceu até mais do que havia dado a Gorete (Milagres, que recebeu 2 milhões de reais para recusar a Globo, que inclusive já havia a anunciado, e ficar no SBT), mas a estratégia não deu certo. O apresentador vai mesmo para a Globo. O contrato foi assinado na própria segunda-feira, pondo fim a uma novela que já durava quatro meses”, dizia uma reportagem da “Veja”.
“Na nova casa, Groisman ganhará uma média de 100.000 reais por mês, entre salário e merchandising, 30% a mais do que recebia no SBT. O contrato do apresentador com o SBT vai até 31 de agosto. Depois disso, Groisman vai se transferir para a Globo, juntamente com uma equipe de dez pessoas”, completou a publicação.
A saída de Serginho Groisman foi encarada como mais uma derrota de Silvio Santos, que meses antes havia perdido Jô Soares. Para dar o troco, a “Veja” publicou que o apresentador e dono do SBT gostaria de tirar da Globo Miguel Falabella.
“Embora ganhe 80.000 reais por mês, a ‘Loura Má’ do dominical ‘Sai de Baixo’ está descontente na Globo. Falabella tem seu talento como ator e comediante reconhecido, mas a emissora não dá espaçoo para aquilo que ele mais gosta de fazer: escrever novelas. Uma de suas sinopses dormita há anos nas gavetas globais. Contratando Miguel Falabella, Silvio Santos mataria dois coelhos. Primeiro, desmontaria o ‘Sai de Baixo’, concorrente que ganha sempre do ‘Topa Tudo por Dinheiro’. Depois, colocaria Falabella para apresentar um talk-show, substituindo Jô Soares à altura. Sabe-se que um programa de entrevistas é uma proposta tentadora para o ator, além, é claro, da possibilidade de ter outra novela sua encenada”, destacou a revista.
Confira a Estreia de Serginho na Globo:
Luciano Huck
Por último, o apresentador que viria a explodir as receitas da Globo nas tardes de sábado 15 anos depois e se consolidar, segundo muitos, como o primeiro na fila de nomes a substituir Faustão nos domingos do canal.
Luciano Huck, com o “Programa H”, nas noites da Band, não chegava a incomodar a emissora carioca em audiência, mas a atração tinha repercussão e valores impressionantes em anúncios.
A “Veja”, no dia 4 agosto, publicou uma reportagem questionando o sucesso de Luciano Huck na programação da Band. A revista contou na publicação que o SBT estaria interessado no apresentador para o mesmo poder substituir Serginho Groisman, que havia se mudado para a Globo.
“Como Luciano Huck consegue? Seu programa, o ‘H’, dá apenas 4 pontos de audiência média na Bandeirantes, mas mesmo assim ele é disputado pelas principais redes de televisão”, começou o texto.
“O assédio sobre Luciano Huck é desproporcional à sua audiência. Sua conta bancária também. Aos 27 anos, ele já passou há algum tempo dos primeiros milhões de dólares. Hoje, fatura uma média de 120.000 reais por mês com televisâo, entre salários e merchandising. Embolsa mais 80.000 mensais com seus outros negócios, que incluem revista, programa de rádio, restaurantes, empreendimentos imobiliários, site na internet e comerciais de TV. Qual o segredo de Luciano Huck? A resposta é: como poucos, ele sabe cultivar e capitalizar a própria imagem”.
Passados 14 dias, a mesma revista noticiou a contratação de Luciano Huck pela Globo, sob a manchete: “Luciano Huck, o criador da Tiazinha e da Feiticeira, é o novo contratado da Globo”.
“O apresentador Luciano Huck chegou lá. Depois de um mês de negociações, ele finalmente assinou contrato com a Rede Globo. Na Bandeirantes, o criador do programa ‘H’ recebia 120.000 reais por mês entre salários e merchandising. Na emissora carioca, seus vencimentos ficarão na faixa dos 100.000 mensais. Por quê sair para ganhar menos? Em primeiro lugar, porque se trata de uma última aposta no futuro. Com mais visibilidade na Globo, é quase certo que Luciano consiga multiplicar seus ganhos rapidamente, em especial no que se refere ao merchandising. Além disso, a Bandeirantes estava ficando pequena demais para uma usina de idéias como Luciano”, concluiu a reportagem.
Confira a estreia de Luciano Huck na Globo:
E por hoje é só meus amores,bjs da Alice e até a próxima
Nenhum comentário:
Postar um comentário