terça-feira, 6 de outubro de 2015

Novelas infantis que foram esquecidas pelo SBT e que nunca foram reprisadas pela emissora.

Novelas infantis sempre foram uma carta na manga para o SBT, pois raramente elas dão errado, desde a década de 80 o SBT se dedica a exibir para seu público novelas mexicanas, entre elas se destacam as infantis. A primeira novela infantil a ser exibida pelo SBT foi “Chispita” em 1984, não deu outra, o sucesso foi tanto que o SBT a reprisou outras sete vezes, anos mais tarde vieram outros sucessos como “Carrossel”, “Vovô e Eu”, “Carrossel das Américas” e “Chiquititas” todas lembradas até hoje e reprisadas posteriormente sendo que todas elas marcaram ótimos resultados de audiência em todas as suas exibições. Contudo, algumas tramas infantis, sucesso ou não em audiência, são pouco lembradas pelo SBT, algumas até fizeram sucessos e são lembradas pelo público, mas foram severamente esquecidas pelo SBT.


Viva as Crianças – Carrossel 02

Exibida pelo SBT em 2003, “Vivan los Niños” ou como ficou conhecida no Brasil na época “Viva as Crianças – Carrossel 02” é uma nova versão de “Carrossel” de 1989, assim como a clássica versão antiga essa nova versão também foi um sucesso e conquistou várias crianças e adolescente no país inteiro, sua média final foi 14 pontos no IBOPE e 16 no Datanexus e foi considerado uma febre entre crianças da época, vendeu muitos produtos e o próprio SBT lançou varias vinhetas diferentes sobre a novela durante a sua programação, porém, mesmo com tudo isso, a novela não teve a mesma sorte que a sua antecessora de 1989 que mesmo depois de mais de 20 anos, continua sendo lembrada pelo SBT, ao contrario daquela, essa foi exibida, e severamente esquecida pelos diretores do SBT, apesar de seu imenso sucesso na audiência, com média de 14 pontos e recorde máximo de 18 pontos, a novela não é lembrada pelo SBT, o público da novela ainda se lembra dela, e a mesma carrega milhares de fãs até hoje, mas mesmo assim parece que o SBT não quer saber dela.
A novela contava a historia de um grupo de crianças comandadas pela professora Lupita, as crianças aprontaram muitas aventuras e travessuras diferentes, uma turminha que conquistou o público brasileiro, tanto infantil, como o adulto. Uma das novelas mais pedidas para reprise no SBT. Em vez de reprisar a versão brasileira de “Carrossel” que passou há pouco tempo, o SBT poderia reprisar “Viva as Crianças” que foi exibida em 2003 e fez muito mais sucesso que essa versão brasileira, imagina só o tamanho do sucesso, pois além de chamar atenção dos fãs antigos ainda chamaria atenção dos fãs da versão brasileira que poderiam se deliciar com essa versão mexicana da trama.

Amy, a menina da mochila azul

Outra novela também esquecida pelos diretores do SBT é a novela “Amy, a menina da mochila azul” exibida em 2004, à novela apesar do enorme sucesso que fez na época e da sua alta repercussão, a novela foi severamente esquecida pelo SBT, na época a novela era vice-líder no horário e virou febre entre crianças e adolescentes, a trama fechou com 09 pontos no IBOPE e 11 no Datanexus, na época o próprio SBT fez uma matéria em especial homenageando a novela e sua repercussão, especialistas e psicólogos infantis elogiaram a temática da novela e a até a revista Veja dedicou um espaço de sua página para falar sobre a Amy e sua turma. O sucesso foi tanto que na chamada de sua novela sucessora “Alegrifes e Rabujos” o SBT fez uma pequena homenagem a Amy elogiando seu sucesso. Críticos consideram a Amy, uma das melhores novelas infantis já passadas no SBT, ela carrega milhares de fãs até hoje pelo país, mas mesmo assim, ela foi esquecida pelo SBT, desde 2004 até 2015 ela só foi citada e lembrada pelo SBT uma única vez, que foi em 2008 no extinto programa “Quem Não Viu Vai Ver” apresentado por Helen Ganzarolli e Caco Rodrigues, essa foi a última vez que os fãs da Amy ouviram falar da novela, porque depois disso ela foi arquivada e nunca mais foi citada nem lembrada pelo produção do SBT. Amy, a menina da mochila azul contava a historia do capitão Mathias de sua filha Amy, que foi encontrada por ele flutuando no mar ainda bebê, desde então o capitão começa a cuidar dela, depois da morte de sua esposa Pérola, Mathias e Amy passam a viver sozinhos e os dois vão ter que enfrentar muitos desafios e perigos se quiserem continuar juntos.
A novela foi um grande sucesso entre o público infantil e encantou crianças e adolescente, pois ensinava grandes mensagens. Essa novela é uma prova que ainda podem ser feitas boas novelas infantis, é uma das novelas mais pedidas para reprise no SBT atualmente, mas parece que isso não basta, porque o SBT não se lembra da novela.

Alegrifes e Rabujos

Como citada anteriormente, “Alegrifes e Rabujos” foi exibida em 2004 e tinha com principal objetivo continuar com o mesmo sucesso que sua antecessora “Amy, a menina da mochila azul” fez, porém, assim como sua antecessora a novela foi esquecida pelo SBT e nunca mais foi citada. A novela não cumpriu seu objetivo porque não fez o mesmo sucesso que Amy, mas, também não foi um absoluto fracasso, a novela também deu audiência, vendeu produtos e não foi nenhuma concorrente fácil para a Record que na época exibida outra grande sucesso no mesmo horário “A Escrava Isaura”, a novela apesar de carregar fãs até hoje e ter inúmeros pedidos de reprises, foi esquecida pelo SBT e por seus diretores, e todos os pedidos de reprises são ignorados pelos diretores do SBT. Alegrifes e Rabujos contava a historia da garota Sofia a qual todos chamavam de Chofis e de seu amigo Afonso, que todos chamavam de Alcachofra, os dois juntos viveram inúmeras aventuras em uma estranha mansão que ficava ao lado da casa de Chofis, mansão essa, que muitos julgavam mal assombrada, uma novela cheia de fantasia e emoção, uma novela que poderia ser reprisada mais não é.

Poucas, poucas pulgas

Exibida pelo SBT entre os anos de 2003 e 2004, a novela é uma nova versão de “Vovô e Eu” que também foi exibida pelo SBT em meados de 1992, apesar do bom roteiro, a novela trocou muito de horário na época o que fez com que sua audiência diminuísse cada vez mais, a ponto de que nem os telespectadores sabiam mais em que horário a novela era exibida. A novela oscilava entre os 07 e 09 pontos. Ao contrario das novela citadas anteriormente que foram sucesso, Poucas, poucas pulgas foi um fracasso na audiência e por isso talvez não seja lembrada, embora muitos ainda sonham em ver uma reprise dessa novela que apesar da baixa audiência conseguiu muitos fãs durante a sua exibição e não merecia ser esquecida, pelo contrario, merecida uma segunda chance, merecia uma reprise, já que sua baixa audiência não foi culpa da novela, foi culpa do SBT que trocou a novela diversas vezes de horário. A história girava em torno das crianças Alexandra e Danilo e do cachorro Tomás, que juntos mudaram a vida do velho ranzinza Julian.

Amigos Para Sempre

Exibida no Brasil em 2001, "Amigos para Sempre" foi uma novela muito bem desenvolvida, mas, por erro de estratégia de programação do SBT, que a exibiu às 17h30/17h45, horário conhecido como uma das faixas da Tarde de Amor, ao invés do tradicional horário das infantis (19h40), não alcançou grande êxito. A trama fechou com 07 pontos de média geral no ibope, considerado baixo para época. Contudo, Amigos para Sempre teve uma boa aceitação no Brasil e da mesma maneira que “Poucas, poucas pulgas” não merecia ter sido esquecida pelo SBT, pelo contrario, ela também merecia uma segunda chance, já que seu fracasso também ocorreu por culpa do SBT que exibiu a novela ás 17h00min ao invés de exibi-la na faixa dedicada a tramas infantis (19h00min), se ela fosse exibida no horário da noite seria sem duvida um sucesso imediato. A história fugiu do famigerado clichê de personagens órfãos, apostando no tema amizade e apresentando um personagem com síndrome de down, assunto o qual foi elogiado pela crítica brasileira. Merecia um segunda chance em reprises.

Serafim

Exibida em 2001, a novela “Serafim” também entra no time das outras, pois a novela também foi um sucesso, fechou com 12 pontos na média geral no IBOPE, sendo que seu recorde máximo foi de 15 pontos considerado alto para época, mas assim como as outras, também foi esquecida pelo SBT e desde sua exibição em 2001 não se ouviu mais falar da novela. Serafim contava a historia de um anjo muito alegre e bondoso, porém, com um problema: era travesso, um dia causou um grande problema e mandaram ele para a Terra para aprender a ser um verdadeiro anjo da guarda, na Terra, Serafim era o anjo da guarda de Zezinho e os dois juntos vão aprontar todas. É uma pena essa novela ter sido esquecida pelo SBT.

Luz Clarita


Exibida pelo SBT em 1999, Luz Clarita é a nova versão de “Chispita’ de 1984, Luz Clarita marcou a volta das telenovelas mexicanas infantis e foi um sucesso na época, marcando recorde máximo de 18 pontos e sua média geral foi de 14 pontos, o sucesso foi tanto, que o SBT decidiu continuar investindo no publico infantil, a novela nunca foi reprisada pelo SBT apesar do enorme sucesso que fez na época, a novela foi esquecida pelo SBT, poucas vezes e citada na emissora e parece que o SBT não pretende reprisar a novela tão cedo. Muitos fãs acharam que depois da reprise de “Gotinha de Amor” em 2012, o SBT investisse na volta dessas novelas infantis mais antigas como Luz Clarita, Maria Belém, porém, não aconteceu, depois de “Gotinha de Amor” em vez de reprisarem outra infantil, o SBT reprisou “Rosalinda” que já passou trocentas vezes na grade da emissora.


Então, é isso, como podem ver, existem muitas novelas infantis que o SBT podia reprisar e não reprisa, novelas de sucesso que com certeza dariam uma alta audiência se fossem reprisadas hoje, de todas essas que citei, as mais pedidas para reprise são com certeza, “Amy, a menina da mochila azul”, “Serafim”, “Luz Clarita” e “Amigos para Sempre” o SBT em vez de reprisar “Maria Mercedes”, “Marimar”, “Maria do Bairro”, “A usurpadora”, “Rosalinda” e “Carrossel” que já passaram trocentas vezes, poderia abrir espaço em sua grade e reprisar algumas dessas novelas citadas acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário